Neste texto (e no vídeo) o tema é desempenho em bancos de dados.

Um dos três pilares da DBA:

  • Desempenho
  • Disponibilidade
  • Segurança

Este é um tema abrangente e complexo, portanto, o texto (e o vídeo) só resume e faz um panorama geral, sem esgotar o assunto.

Um banco de dados é, muito resumidamente, um repositório de dados, ou seja, ele armazena os dados das aplicações, devolve estes dados quando ela solicita a leitura ou alteração e depois armazena o dado modificado de novo.

Então, o principal problema de performance de banco de dados é o I/O, está entrada e saída de dados.

Pensando nisso, a primeira coisa a se fazer é dimensionar bem o banco de dados, determinando corretamente os recursos de hardware e software que as aplicações irão demandar.

Uma vez que o hardware e os softwares (mesmo sendo virtual ou na nuvem) estejam bem dimensionados, é preciso analisar a instalação do banco de dados, fazendo-se os ajustes necessários para o desempenho ideal. Isto começa com a configuração adequada. Todo banco de dados possui parâmetros que ajustam a memória, o I/O, o uso dos recursos do servidor etc., enfim, diversas parametrizações que são a base para a boa performance e estas devem ser devidamente ajustadas.

Porém, o ajuste de desempenho não para nisso… Também tem que se pensar na performance das aplicações, basicamente, nos comandos de select, insert update e delete que acessam os dados. Eles devem ser bem escritos para otimizar o uso dos recursos de I/O. O DBA pode ajudar e equipe de desenvolvimento a otimizar os códigos, fazendo a análise e propondo ajustes.

Mas, um código bem escrito é o que importa, pois, não dá para se ajustar algo muito ruim, ou se rescreve o código ou adiciona-se recursos ao hardware para suportar o consumo maior.

E por último e extremamente importante, tem a indexação: é preciso criar índices adequados, nem em excesso (que é um erro comum) e nem em falta. Basicamente, criam-se os índices principais de chaves primarias e estrangeiras e os demais com base na demanda e no acompanhamento constante do DBA.

Por fim, é preciso salientar que a performance, mesmo perfeita, é algo em mudança constante, daí a necessidade de uma administração e um monitoramento contínuo, fazendo os ajustes sempre.

Para isso você pode contar com a DBA.
Somos especialistas em banco de dados há mais de 15 anos.

Eu sei que você deve ter mais dúvidas, afinal este tema é muito amplo, mas, nós estamos à disposição e qualquer necessidade da sua empresa entre em contato.

William BezerraSócio
DBA Tecnologia da Informação e Comunicação Ltda.