Project Description

Cliente: rede de serviços de saúde pela internet.

Tempo de contrato: Cliente desde 2017.

Bases de dados administradas: 2 bases de dados Oracle. 4 instâncias SQL Server.

Serviços contratados: Administração e monitoramento das bases de dados com atendimento 24 horas por dia.

Por conta do acordo de confidencialidade entre as empresas, detalhes específicos do projeto não serão divulgados. Somente serão descritas informações de conhecimento geral e/ou domínio público sobre hardware, software e atividades que sejam inerentes à administração de banco de dados.

Descrição do projeto:

Por questões do custo total mensal dos serviços em cloud, o cliente decidiu migrar suas bases de dados Oracle Enterprise do Microsoft Azure para o Cloud na Amazon. Contou com a ajuda dos profissionais da Elite para juntos encontrarem uma solução para migra-las com o menor tempo de indisponibilidade possível.

Desafios

  • Desenhar uma solução de migração rápida, pois os serviços em cloud normalmente não permitem a migração através de tecnologias tradicionais de backup/recover.
  • A aplicação exige tecnologia de banco de dados Oracle Enterprise.
  • O custo mensal dos serviços em Cloud é sempre uma preocupação da empresa.

Tecnologias de Banco de Dados Utilizadas

O banco de dados Oracle com a opção RAC (Oracle Real Application Clusters) permite que várias instâncias em execução, em diferentes servidores, acessem o mesmo banco de dados físico armazenado em local compartilhado. O banco de dados abrange vários sistemas de hardware e, no entanto, aparece como um único serviço para a aplicação. O único requisito desse produto é que os servidores no cluster executem o mesmo sistema operacional e a mesma versão do banco de dados.

Um standby database é uma réplica de banco de dados criada a partir de um backup do servidor primário. Ao aplicar os logs arquivados do banco de dados principal ao standby database, você manterá os dois servidores sincronizados.

Um standby database possui as seguintes finalidades principais:

  • Proteção contra desastres;
  • Proteção contra corrupção de dados;
  • Possibilidade de uso para geração de relatórios.

Se o banco de dados principal for perdido ou seus dados ficarem corrompidos, você poderá executar um fail-over para o standby, caso em que o banco de dados se tornará o novo sistema principal. Você também pode abrir um banco de dados standby com a opção somente leitura, permitindo que ele funcione como um banco de dados de relatórios independente.

Para este projeto, utilizamos esta funcionalidade para migrar o banco de dados, com uma parada mínima, criando um banco standby da produção para uso na migração.

Oracle RAC com contingência de storage

Resultados Alcançados

  • Elasticidade: o Cloud na Amazon permitirá que o cliente aumente ou diminua seus recursos computacionais quando necessitar.
  • Licenças Oracle sempre em conformidade: o pacote contratado pelo cliente já inclui as licenças exatas do banco de dados Oracle Enterprise. Não haverá nenhuma surpresa com auditorias de software.
  • Acesso a indicadores da Elite: nossas ferramentas identificam o consumo de cada recurso, avisando sobre a necessidade de atualização de recurso, caso necessário.
  • Eliminação de erros tradicionais de infraestrutura de banco de dados, que indisponibilizam os serviços do software.