Passado pela plataforma e a autenticação, o usuário ganha permissão para acessar as estruturas lógicas que realmente armazenam os dados dentro do banco, normalmente representados em forma de esquemas, tabelas e visões de dados. O processo de avaliação e restrição de permissão é trabalhoso e demorado, envolvendo normalmente profissionais e empresas apressadas em entregar projetos e sistemas, pouco se importando com regras de segurança e proteção dos dados.
A proteção dos dados armazenados é normalmente realizada através de embaralhamento dos dados, a criptografia. Cada banco de dados resolve a criptografia de forma particular, mas, de forma geral caem nas seguintes questões:
- A criptografia não deve ser utilizada como forma de restrição de acesso aos objetos, ou seja, mesmo utilizando a criptografia dos seus dados, você deverá continuar com uma política rígida de controle de acesso, permitindo leitura ou gravação apenas aos objetos estritamente necessários ao funcionamento do sistema.
- A criptografia não deve ser utilizada para proteger-se contra DBAs mal intencionados. Algumas tecnologias de bancos de dados possuem produtos específicos para separar os dados das aplicações dos dicionários de dados, mas é importante salientar que o DBA é um profissional de confiança. O melhor, nesse caso, é conscientizar todo o time da necessidade de sigilo e analisar periodicamente as atividades realizadas através de auditorias habilitadas no banco de dados.
- Criptografar o banco de dados inteiro não o torna seguro. É fácil concluirmos que se a criptografia de parte dos dados torna o banco mais seguro, criptografá-lo por completo o tornaria imbatível. A verdade, no entanto, é que criptografar o dado significa forçar um processo ou de “embaralhamento” ou de “desembaralhamento” antes de qualquer manipulação nele executada, ou seja, forçar essa operação em cada e qualquer informação existente tornará o banco de dados mais lento, não mais seguro. Um banco de dados lento estará menos disponível, e disponibilidade é um aspecto fundamental da segurança da estrutura. Por isso encontre e criptografe apenas os dados que são realmente necessários.