E você precisa da DBA se quiser reduzir custos na nuvem
Este é mais um vídeo e texto da série DBA em 2 minutos, que tem sempre como foco, temas que envolvam os três pilares da DBA:
SEGURANÇA
DESEMPENHO
DISPONIBILIDADE
Não é pelo fato do seu banco de dados estar na nuvem que você pode abdicar de um DBA para cuidar dele. Ele continua sendo um banco de dados e, como sempre digo:
“Se tem banco de dados, tem que ter DBA”.
Às vezes as grandes empresas que vendem os serviços de banco de dados na nuvem, deixam uma certa margem para a impressão de que tudo será feito por eles, incluindo a administração dos bancos de dados, mas o fato é que eles só provem alguns recursos bem básicos de monitoramento, geralmente nada além disto.
Portanto, evidentemente, você continua precisando de um DBA.
Vou dar alguns exemplos da importância de um DBA para as bases de dados na nuvem (e fora dela):
- Quem restaura, sem perda de dados, o seu banco de dados se ele tiver uma falha?
- Quem evita problemas com os ajustes diários nas bases de dados?
- Quem constantemente otimiza a performance, fazendo com que você não precise sempre comprar mais recursos na nuvem?
- Aliás isso é o padrão para quem não tem DBA, sempre comprar mais recursos para suportar a demanda crescente dos bancos de dados e aplicações;
- E isso é o que as empresas que vendem serviços na nuvem querem que você faça.
- E quem está sempre disponível para lhe atender em todas as necessidades na hora que você necessitar?
- Aliás isso é o padrão para quem não tem DBA, sempre comprar mais recursos para suportar a demanda crescente dos bancos de dados e aplicações;
Então, você só não precisa “muito mais” de um DBA para instalar um banco de dados e prover recursos de CPU, Memória e disco. E mesmo assim, sem a ajuda de um DBA a tendencia é de instalar o que não precisa e consumir mais recurso que o necessário.
Resumindo:
Os bancos de dados, pelo seu volume intenso de leitura e gravação, são sempre os serviços mais caros na nuvem. E é o DBA quem vai ajudar a definir o escopo adequado e quem constantemente otimizará os recursos de banco de dados, fazendo com que você pague bem menos pelos serviços de nuvem contratados. Como disse anteriormente, sem um DBA você terá a tendência de sempre contratar mais recursos de hardware e software quando precisar, e pagar caro por isso. Daí a conclusão óbvia:
“DBA é um investimento”. Ele diminui seus custos constantes na nuvem.
Aqui na DBA também fazemos um trabalho personalizado de adequação de custos na nuvem que une a redução do consumo dos banco de dados aliado a diminuição do hardware contratado e, consequentemente, dos valores pagos por ele.
Portanto, caso você precise de um DBA (na nuvem ou fora dela), conte conosco.