Todos sabem que o DBA Oracle é o profissional responsável por garantir que o banco de dados esteja sempre disponível, seguro e com a performance adequada. Porém, novos clientes sempre tem dúvidas de como executamos nossas atividades de administração de banco de dados, uma vez que elas vão além da atuação do DBA. Sendo assim, neste artigo responderemos aos questionamentos mais frequentes e detalharemos os principais tópicos dos nossos serviços.

Dentre outras, as atividades constantes de administração de banco de dados Oracle, são:

  • Instalação e atualização do produto;
  • Planejamento e alocação de espaço nos servidores;
  • Planejamento e criação de estruturas primárias de armazenamento (tablespaces);
  • Criação dos objetos primários da aplicação (tabelas, índices e visões de dados, etc.);
  • Criação de usuários de banco dedados e permissões de acesso;
  • Controle e monitoramento de acesso dos usuários ao banco de dados;
  • Monitoramento e melhorias no desempenho do banco de dados;
  • Planejamento, execução e testes para backup e recuperação do banco de dados.
  • Avaliação do servidor para o banco de dados;
  • Avaliação e adaptação do sistema operacional a ser instalado ou configurado;
  • Planejamento do banco de dados e suas tablespaces;
  • Instalação, configuração e criação do banco de dados;
  • Manutenção dos arquivos de parâmetros, arquivos de senha, wallets, etc.
  • Planejamento e execução do backup, avaliando seu impacto;
  • Planejamento e execução da restauração do banco de dados em caso de falhas;
  • Download e instalação de patches de correção do produto.
  • Criação e acompanhamento dos usuários, dos acessos e permissões;
  • Implantação do modelo do banco de dados e esquemas de dados;
  • Criação e manutenção de objetos de dados (índices, tabelas, visões materializadas) nas suas respectivas tablespaces;
  • Criação e manutenção de outros objetos como: procedures, functions, clusters, consumer groups, directories, functions, java classes, java data, java resources, jobs, libraries, lobs, lob partitions, packages, package bodies, procedures, programs, queues, rules, rule sets, schedules, sequences, synonyms, table partitions, triggers, types, type bodies, windows, window groups.
  • Acompanhamento do desempenho da execução dos comandos no banco de dados e sugestões de alterações, caso necessário.
  • Acompanhamento e ajustes nas estruturas da SGA, tais como buffer cache, shared pool, java pool e log buffer;
  • Acompanhamento e ajustes nas estruturas da PGA;
  • Acompanhamento e ajustes nas estruturas de rede e conexão ao banco de dados, tais como: listener, sqlnet, dispatchers, shared servers, entre outros;
  • Criação e manutenção de planos de consumo, grupos de consumo, planos e diretivas;
  • Avaliação do consumo de recursos do sistema operacional, em componentes como CPU e carga de trabalho do servidor (load), memória e  I/O;
  • Acompanhamento e ajuste de processos em segundo plano (Oracle background process);
  • Acompanhamento e ajuste de sessões ativas.

Mas também temos o monitoramento 24×7 para auxiliar o DBA Oracle.

Os profissionais DBA Oracle da Elite desenvolveram um conjunto de programas que avaliam constantemente o desempenho, a segurança e a disponibilidade de seus bancos de dados Oracle. Em conjunto com uma ferramenta de monitoramento padrão de mercado, esses programas analisam e enviam ao nosso servidor informações críticas continuamente, assim estamos sempre atentos ao seu ambiente. Desta forma conseguimos otimizar o consumo de horas, sem deixar de cuidar da sua estrutura de banco de dados em qualquer momento.

Nossos algorítimos são executados ininterruptamente e seus resultados são avaliados em intervalos contínuos no seu banco de dados, com controle por criticidade e disponibilidade do evento.

Fluxo da Informação em Nosso Sistema de Monitoramento

Principais itens avaliados pelo nosso DBA Oracle em seu banco de dados.

  1. Número máximo de arquivos abertos;
  2. Número máximo de processos;
  3. Número de processos em execução;
  4. Tempo de inicialização do host;
  5. Interrupções por segundo;
  6. Carga do processador;
  7. Interruptores de contexto por segundo;
  8. CPU;
  9. Swap;
  10. Informações diversas do sistema operacional;
  11. Tempo de funcionamento do SO;
  12. Número de usuários conectados;
  13. Checksum do /etc/passwd (se disponível);
  14. Memoria disponível;
  15. Entre outros mais de 50 itens.
  1. Coleta de Estatísticas de Desempenho
  2. Status do Registro do BD;
  3. Saúde do Banco de Dados;
  4. Acompanhamento do Crescimento dos Objetos;
  5. Estado dos Locks do Banco de Dados;
  6. Valores dos Parâmetros do BD;
  7. Status da Tablespaces;
  8. Estado dos Processos
  9. Redo Logs Ativo;
  10. Estado do banco de dados;
  11. Status da Instância;
  12. Reconstrução dos Índices;
  13. Arquivo de Alerta do BD;
  14. Datafiles em Block Corruption;
  15. Entre outros mais 40 itens.
  1. Acompanhamento e ajustes nas estruturas da SGA, tais como buffer cache, shared pool, java pool e log buffer;
  2. Acompanhamento e ajustes nas estruturas da PGA;
  3. Acompanhamento e ajustes nas estruturas de rede e conexão ao banco de dados, tais como o listener, sqlnet, dispatchers, shared servers entre outros;
  4. Criação e manutenção de planos de consumo, ou resource plans;
  5. Manutenção de grupos de consumo, planos e diretivas;
  6. Avaliação e interação com o sistema operacional, em componentes como CPU, memória e carga de trabalho do servidor (load);
  7. Acompanhamento e ajuste de processos em segundo plano (Oracle background process);
  8. Acompanhamento e ajuste de sessões ativas;
  9. Tamanho (MB) total dos Logfiles;
  10. PGA;
  11. Wait Classes;
  12. Auditoria das Atividades do SYS;
  13. Auditoria do Banco de Dados;
  14. Último CPU Patch Instalado;
  15. Entre outros mais 30 itens.

E a administração dos bancos de dados é 24 horas de verdade!

Nossos profissionais estão sempre disponíveis, em qualquer horário, para administrar e monitorar suas bases de dados e para atendê-lo, vinte e quatro horas por dia.

Diferentemente de um esquema de plantão, no qual você liga para o telefone de um técnico e que, por conseqüência, é suscetível a falha, temos na nossa sede uma equipe de profissionais DBA Oracle que atuam em turnos durante as 24 horas do dia para atender suas necessidades em qualquer horário. E, além deste suporte técnico, a administração e o monitoramento das bases de dados também é 24 horas, com o intuito de antecipar e resolver qualquer problema.

Garantimos um tempo de resposta de no máximo 15 minutos para todas as solicitações e imediato para indisponibilidade no banco de dados e/ou na aplicação.

Enviamos mensalmente relatórios das atividades realizadas nos bancos de dados pelo DBA Oracle.

A Elite possui um processo de abertura e atendimento de chamados através de uma ferramenta de service desk, padrão de mercado. Através dela, todas as suas solicitações são primeiramente encaminhadas para o sistema, que classifica e distribui os chamados ao DBA Oracle, contemplando, entre outros pontos, a criticidade e dificuldade de resolução do problema. A cada atividade realizada no seu ambiente, você receberá um e-mail com as atualizações feitas pelos nossos profissionais.

Pelo menos uma vez por mês, ou em intervalos menores definidos pelo cliente, enviamos um sumário de todas as atividades realizadas em seus bancos de dados e a duração de cada atividade, durante o período solicitado. Assim você acompanha de perto tudo o que foi feito e alterado em seu banco de dados.

E você pode acompanhar a evolução do ciclo de vida do seu banco de dados, melhorias, plano de capacidade e itens que necessitam de atenção ou somente serem documentados.

Além dos relatórios periódicos das atividades, uma vez por mês você recebe um documento elaborado pelo DBA Oracle com todas as informações cruciais do seu banco de dados. Documentamos toda as estruturas do banco de dados e também apresentamos informações importantes que devem ser discutidas nas reuniões mensais, tais como: detalhamentos da estrutura física e lógica (com gráficos de crescimento/consumo mensal e anual), pontos de melhoria de desempenho do servidor e do banco de dados, consultas ou DMLs lentos, além de  informações do ciclo de vida do seu sistema de banco de dados. É uma documentação completa enviada e atualizada mensalmente.